quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Edward Gal e Totilas no pódio do Olympia (Londres)



Caros Associados e Amigos,

O Olympia Horse Show, em Londres, não podia ter começado com melhor nível e qualidade.
Edward Gal e Moorlands Totilas venceram a prova inaugural, Grande Prémio, qualificativo para a Taça do Mundo de Dressage, com 83.660 %.
A compatriota holandesa, Adelinde Cornelissen, bem se esforçou com Parzival, com um resultado de 81.277%, mas ficou aquém do conjunto detentor do record do mundo em Freestyle e líder do ranking FEI.
Bem distanciado ficaram os restantes correntes. O 3.º posto foi ocupado por Carl Hester (GBR) em Liebling II com 72.213 %, entre 13 conjuntos, dos quais apenas oito passam à fase seguinte.
O Olympia Horse Show decorre entre os dias 15 e 21 de Dezembro. Como habitual, haverá provas de Dressage e de Saltos de Obstáculos.No London International Horse Show, vão estar nove dos 25 melhores cavaleiros de saltos de obstáculos. Kevin Staut (FRA), campeão da Europa é umas das presenças asseguradas, bem como os membros Michael, Robert e Ellen, da família Whitaker. John continua sem competir, devido ao um tornozelo partido. Peter Charles, Tim Stockdale e Nick Skelton estão também confirmados, à semelhança de Ben Maher, cavaleiro vencedor da edição passada, e presentemente no 15.º lugar do ranking mundial.
Mais informações no site oficial em: www.olympiahorseshow.com

Saudações equestres,

tempoequestre@gmail.com

domingo, 13 de dezembro de 2009

Estágio Ensiono - Hipicoeste



Caros Associados e Amigos,

A Hipicoeste, vai realizar de 26 a 30 de Dezembro nas suas instalações nas Caldas da Rainha, um Estágio de Ensino.

Sob a coordenação do Ten. Cor. Carmo Costa (Mestre de Equitação pela Escola Nacional de Equitação), e com o apoio de Mirabelle Segard (Monitora de Equitação pela EPDRA e Escola Nacional de Equitação de Saumur) o estágio será finalizado com uma Poule de Dressage.
A formação insere-se num programa de estágios que a Hipicoeste irá realizar durante o próximo ano. De acordo com os organizadores, "este primeiro estágio destina-se a todos os cavaleiros que pretendam um contacto mais próximo, com o ensino em geral e a disciplina de Dressage em particular. Durante o estágio, serão abordadas e desenvolvidas situações e metodologias necessárias para o trabalho do dia-a-dia do cavalo e do cavaleiro, sejam estas, para preparação para competição, ou simplesmente para melhoramento e aperfeiçoamento técnico, de modo a poder evoluir enquanto cavaleiro, podendo através dos conhecimentos adquiridos, melhorar igualmente a preparação das suas montadas."
As inscrições decorrem até dia 18 de Dezembro e são limitadas a 8 cavaleiros.
Para informações, pedidos de programa e inscrições, contacte:

Hipicoeste – Centro de Formação e Actividades Equestres do Oeste, Lda.

Rua Pedro Nunes, n.º 28, Campo2500-303 Caldas da Rainha

Telf./Fax: 262 833 038T.m. 96 817 41 38

E-mail: geral@hipicoeste.pt

Saudações Equestres,

tempoequestre@gmail.com

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CSI Porto - 10 a 13 de Dezembro


Caros Associados e Amigos,
De 10 a 13 de Setembro, a Exponor, recebe o maior evento equestre indoor realizado em Portugal.
Vão estar por estes dias no Porto 2009 cerca de 120 cavaleiros de 16 nacionalidades diferentes. Entre eles, os reconhecidos Cayetano Martínez de Irujo, Gerco Schroder, Henk van der Pol, Leon Thijssen, Beat Mandli, Clarissa Crota, Sergio Alvarez Moya, Tony Hassmann, Judy ann Melchior, Helena Lundback, Hugo Simon, Jean-Marc Nicolas, Christian Ahlmann e Jessica Kuerten, cavaleira irlandesa, ex-número 1 do ranking mundial e que depois de ter estado no Atlantic Tour da Comporta, regressa assim ao nosso país.
O Prize Money desta edição é de 165 mil euros.
O CSI Porto tem como objectivo trazer para o nosso pais a Taça do Mundo desta modalidade, "The Rolex FEI World Cup" algo nunca conseguido até hoje.
À parte da competição, o programa do evento inclui o espectáculo equestre com Lusitanos, a cargo dos Hasta-Luego, nos dias 11 e 12 de Dezembro, mas também demonstrações de raças nacionais.
Haverá ainda uma área de restauração com produtos típicos e regionais, uma zona comercial com produtos equestres e regionais, expositores a cargo de alguns dos patrocinadores deste evento e várias animações, tais como shows de dança e fados.
Saudações equestres,

domingo, 6 de dezembro de 2009

Anky van Grunsven fala sobre a Dressage e a Música
















Caros Associados e Amigos,

O sítio electrónico Dressage Portugal - www.dressageportugal.pt (cuja visita a ATE aconselha vivamente) apresenta uma tradução de um curioso artigo sobre a amazona olímpica Anky van Grunsven e a relação entre a dressage e música.

Neste artigo Anky van Grunsven revela-nos um pouco das suas experiências pioneiras na criação de músicas especialmente adaptadas para os seus cavalos e os encontros entre os mundos da Dressage e da Música.

Leia este artigo em: http://www.dressageportugal.pt/anky-van-grunsven-fala-sobre-a-dressage-e-a-musica.html

Saudações equestres,

tempoequestre@gmail.com

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Revista Equitação - Nov Dez 2009



Caros Associados e Amigos,

Já saiu a última edição da revista EQUITAÇÃO.

Claro que o tema principal desta edição é o rescaldo da Feira da Golegã, com uma reportagem alargada e com uma bela foto na capa dos mais novos elementos da família Ribeiro Telles.

De entre as várias fotos da Feira Golegã publicadas nesta edição podemos encontrar caras bem conhecidas de todos os nossos associados...

Os amantes dos Saltos de Obstáculos poderão encontrar uma reportagem e entrevistas exclusivas com os principais intervenientes do Campeonato de Portugal, que se realizou na Sociedade Hípica e viu Marina Frutuoso de Melo sagrar-se pela quarta vez, Campeã Nacional!

Em Dressage é imperdível o artigo sobre 1.º Fórum Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, que teve lugar na Academia de Portugal, e trouxe ao nosso país especialistas de renome mundial desta disciplina em que a raça nacional se tem distinguido cada vez mais além-fronteiras em provas de alto nível.

Uma boa leitura para o fim-de-semana prolongado que está à porta!

Saudações Equestres,

tempoequestre@gmail.com

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009



Caros Associados,

No próximo dia 12 de Dezembro, pelas 21H30, a empresa Terra Brava apresenta na Arena d'Évora a GALA EQUESTRE DE NATAL do Centro Equestre da Lezíria Grande.
Para reservar o seu bilhete contacte pelo telefone nº 917 131 930.

Trata-se de um espectáculo onde o Cavalo Lusitano é a figura central.

Mestre Luís Valença e toda a sua equipa prepararam um espectáculo cheio de graciosidade, beleza e magia que estarão patentes em quadros de rara beleza inter-ligando o cavalo com outras artes como o bailado, o flamenco, o fado e onde a luz, a cor e o som marcam importante presença.

Um espectáculo a não perder!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Totilas - O cavalo do século











Caros Associados e Amigos,
Por muitos já considerado como o "Cavalo do século", Moorland Totilas continua a surpreender tudo e todos nas competições em que se apresenta.
A sua morfologia, a forma superior e com um elevadíssimo grau de qualidade com que executa todos os exercícios fazem deste cavalo um exemplar único.
Edward Gal -cavaleiro do Totilas - já tinha ganho o respeito e admiração de todos pela forma superior com que competia com o pai do Totilas - Gribaldi.
Infra enviamos a ligação electrónica para um video (Youtube) da participação de Edward Gal e Totilas no German's Masters, no dia 21 de Novembro de 2009 em Stuttgart. Palavras para quê...
Enviamos, ainda, a ligação para o sítio electrónico de Edward Gal caso pretendam mais informações sobre este cavalo e cavaleiro.
Finalmente, informamos que a ATE teve conhecimento em primeiríssima mão que já há uma coudelaria em Portugal que comprou uma cobrição do Totilas. A cobrição ainda esta em lista de espera pelo que ainda não será no próximo anos que teremos um poldro do Totilas entre nós.
Saudações equestre,

domingo, 22 de novembro de 2009

Equitação de Trabalho - Campeonato Regional e Nacional 2009

















Caros Associados e Amigos,
Decorreu este fim-de-semana a final do Campeonato Regional e do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho, na Companhia das Lezírias, no Porto Alto.
Os resultados finais do Campeonato Nacional foram conhecidos ao final da tarde de Domingo sob um agradável sol de outono que permitiu que bastante público estivesse tido presente.
Pedro Torres consagrou-se Campeão Nacional, na categoria de Masters, com Oxidado que demonstrou estar em excelente forma física.
Registada ficou a falta de amazonas nesta final sendo ainda mais difícil de perceber num país como Portugal que conta com muito boas amazonas.
A equitação de trabalho alia a competitividade desportiva com a preservação de tradições equestres, nomeadamente no traje e arreio. Acresce que a visibilidade que Portugal tem ganho na conquista de Campeonatos do Mundo e de outras competições, desta modalidade, têm levado a uma maior projecção e procura do cavalo Lusitano.
Parabéns a todos os finalistas e fazemos votos que esta modalidade continue a aumentar entre nós e a projectar-se internacionalmente!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Golegã 2009



Caros Associados,

Terminou no passado Domingo a Feira de S. Martinho que este ano teve várias novidades. Notou-se um maior esforço por parte da organziação que no geral mereceu os aplausos de todos os visitantes da feira.

Durante o período da feira foram vários os associados da ATE que tiveram a oportunidade de "feirar" na manga e pelas ruas da Golegã, havendo vários registos fotográficos desses momentos.

Em sítios electrónicos como o www.abtfoto.com pode-se encontrar dezenas de fotos de associados da ATE a divertirem-se e participando nesta grande manifestação de amor aos cavalos e das tradições equestres Portuguesas.

Mas, o calendário equestre continua e este fim-de-semana irá decorrer a final do Campeonato Nacional e Regional de Equitação de Trabalho na Companhia das Lezírias.

Boas cavalgadas!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PROGRAMA DA FNC 2009 - GOLEGÃ


Caros Associados e Amigos,

A Feira Nacional do Cavalo está quase aí! É nesta altura que muitos dos nossos Associados, amigos e admiradores de cavalos em geral rumam à pitoresca vila da Golegã para ver o que de melhor se faz por esse país fora em termos de criação de cavalos e equitação, assim como também para conviver a pé ou a cavalo, rever amigos e usufuir da popular manga que por esses dias se enche de cavaleiros e amazonas trajados a rigor para exibir as suas montadas.
Aqui deixamos o programa e o convite. A ATE vai estar fortemente representada através da sua Direcção e Associados e espera a sua visita!


PROGRAMA

Sexta Feira, 6
Equuspolis
18.30 Horas - Abertura das Exposições de Pintura de Catharine Sens e de Fotografia de Jenny Feray

Quinta de Santo António
11.00 Horas - Concurso Completo de Atrelagem – Ensino

Sábado, 7
Quinta da Labruja
14.00 horas – Concurso Completo de Atrelagem – Maratona
Largo do Arneiro (Picadeiro Central)
07.30 Horas – Partida do Concurso de Resistência Equestre
9.00 Horas – Inicio do Concurso de Saltos de Obstáculos
21.00 Horas – Campeonato de Portugal de Saltos em LiberdadePoldros de 2 Anos (poldros nascidos em Portugal)
Poldros de 2 Anos (poldros Puro Sangue Lusitano)Poldros de 3 Anos (poldros nascidos em Portugal)
Poldros de 3 Anos (poldros Puro Sangue Lusitano)Campos de TénisXII Open Feira Nacional do CavaloAzinhaga – Solar dos SerrãoInauguração da Exposição de Pintura de Serrão de Faria

Domingo, 8
Quinta de Santo António
10.00 Horas – Concurso Completo de Atrelagem – Maneabilidade
Largo do Arneiro (Picadeiro Central)
9.00 Horas – Inicio do Concurso de Saltos de ObstáculosGincana / Cavalhadas -
ANTECampos de TénisXII Open Feira Nacional do Cavalo

Quarta-feira, 11
Casa-Estúdio Carlos RelvasConferência - "Elites Governativas da 1ª Republica: José Relvas, Política, Cultura e Património"Quinta de Santo António
10.00 Horas - Concurso de Dressage Nacional
Largo do Arneiro (Picadeiro Central)
Durante o dia – Desfile de Amazonas, Cavaleiros e Atrelagens
15.00 Horas - "Um Cavalo a ver… um Cavalo a adquirir…" – Apresentação de Cavalos montados
16.00 Horas / 19.00 Horas – Admissão e Controlo veterinário dos Animais ao Concurso de Modelo e Andamentos
21.30 Horas – Espectáculo do Centro Equestre da Lezíria Grande Quinta-feira, 12Casa-Estúdio Carlos RelvasConferência - "Elites Governativas da 1ª Republica: José Relvas, Política, Cultura e Património"

Quinta-feira, 12
Quinta de Santo António
10.00 Horas - Concurso de Dressage NacionalProva de Equitação à Portuguesa – Prova Nível B e Nível A
Largo do Arneiro (Picadeiro Central) - Concurso Nacional Oficial de Apresentação do Cavalo de Sela FNC e XI Concurso Nacional Oficial de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano
10.00 Horas – Poldros de 3 Anos, apresentados à mão14.00 Horas – Cavalos de 4 Anos, apresentados montados
18.00 Horas – "Um Cavalo a ver… um Cavalo a adquirir…" – Apresentação de Cavalos montados
19.30 Horas – Apresentação da Equipa Olímpica Brasileira (Puro Sangue Lusitano) (KUR), pelos Cavaleiros Olímpicos Hayley Beresford (com Relâmpago do Retiro) e Carlos Pinto (Poderoso do Retiro)
20.30 Horas – Prémio Marquês de MarialvaDressage – Prova Livre com Música – Nível Internacional
22.00 Horas – Espectáculo da Escola Portuguesa de Arte Equestre23.00 Horas – Taça de Portugal de Horseball – Meias FinaisPicadeiro da Lusitanus
18.00 Horas – Apresentação de Coudelarias de Sócios da Lusitanus, S.A.

Sexta-feira, 13
Equuspolis
10.00 Horas – Workshop "O Papel da Nutrição no Desenvolvimento de Patologias Locomotoras nos Equinos - Miopatias , Neuropatias e Patologias Ósseas"
Quinta de Santo António
10.00 Horas - Taça de Portugal de Equitação de Trabalho – EnsinoLargo do Arneiro (Picadeiro Central)
11.00 Horas - Final do Campeonato Nacional de Derbys (1ª Mão)15.30 Horas - "Um Cavalo a ver… um Cavalo a adquirir…" – Apresentação de Cavalos montados
20.00 Horas – Horseball 20 Anos – Meias Finais do Torneio Internacional de Horseball
21.15 Horas - Entrega de Prémios da Revista Equitação 2009
22.00 Horas – Taça de Portugal de Horseball – Final
23.00 Horas – Cavalhadas – Prova de Destreza e Perícia

Sábado, 14
Quinta de Santo António
14 Horas - Taça de Portugal de Equitação de Trabalho – ManeabilidadeLargo do Arneiro (Picadeiro Central)
11.00 Horas - Final do Campeonato Nacional de Derbys (2ª Mão)
16.00 Horas - "Um Cavalo a ver… um Cavalo a adquirir…" – Apresentação de Cavalos montados.
18.00 Horas – Apresentação do Pónei da Terceira – Universidade dos Açores(Departamento de Ciências Agrárias)
21.00 Horas – Reprise da G.N.R.
22.00 Horas – Horseball 20 Anos – Finais do Torneio Internacional de HorseballHomenagem da Federação Equestre Portuguesa ao Município da Golegã, aos promotores e Centros Hípicos fundadores do Horseball em Portugal

Domingo, 15
Largo do Arneiro (Picadeiro Central)
11 Horas - Taça de Portugal de Equitação de Trabalho – Velocidade
16.00 Horas – Cerimónia Oficial da Distribuição de Prémios da Feira de S. Martinho,XXXIV Feira Nacional do Cavalo e da XI Feira Internacional do Cavalo Lusitano- Campeões de Raça

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

RECORDE MUNDIAL DRESSAGE- FREESTYLE


Caros Associados e amigos,

não podíamos deixar de chamar a V/ atenção para este extraordinário feito do cavaleiro Edward Gal e o seu Moorland Totilas no Campeonato de Windsor o passado Verão.
Com uma avassaladora pontuação de
90,700%, o conjunto arrebatou o recorde mundial nesta prova de Grand Prix Freestyle, com uma prestação de cortar a respiração.

Vejam o vídeo em
http://www.edwardgal.nl/?p=11&id=488&l=EN

segunda-feira, 25 de maio de 2009

FEIRA DE ALCOCHETE 2009 - UM SUCESSO


A Feira do Cavalo, do Fado e do Forcado de Alcochete contou com a sua melhor edição. O feedback do púlico em geral, que aderiu em grande número de visitantes, foi de grande satisfação ao verificar que o nível da organização, dos cavalos e cavaleiros presentes no certame subiu consideravelmente.

A ATE, enquanto parte da Comissão Organizadora, tem grande orgulho em ter feito parte da equipa que tornou este evento num verdadeiro sucesso. Responsável pela organização do concurso de modelo e andamentos e pelo Concurso do Traje (para mais detalhes veja as notícias em breve), o balanço da Associação é positivo, esperando poder obter ainda mais participação numa próxima edição.


A Direcção da ATE gostaria de agradecer a todos os Associados e amigos que colaboraram neste projecto e que amavelmente doaram a sua energia e tempo para auxiliar na organização deste certame e que participaram não só nas tarefas como no alegre convívio que se viveu sempre no stand ATE, um dos mais animados da Feira, sem dúvida.


Um bem haja a todos!

domingo, 17 de maio de 2009

FEIRA DO CAVALO, DO FADO E DO FORCADO

Terá lugar nos proximos dias 21-24 de Maio, a Feira do Cavalo, do Fado e do Forcado de Alcochete.
É com o maior prazer que a ATE se associa às mais diversas entidades na organização desta feira, sendo responsável pela organização do concurso de Modelo e Andamentos e pela organização do Concurso do Traje de Equitação Português.
ATE recomenda uma visita à Feira, com paragem obrigatória no stand da nossa Associação, para alegre convívio com associados e amigos.
Não podemos também deixar de apelar à V/ participação nos vários eventos equestres da Feira e ao desfile de cavaleiros e amazonas na manga.
Para obter o programa e mais informações sobre o evento, visite http://www.cm-alcochete.pt/pt/conteudos/emdestaque/destaque_principal.htm
Lá vos esperamos!

FESTA CAMPERA - REPORTAGEM





A 1.ª Festa Campera da ATE, realizada no Domingo, dia 10 de Maio foi um sucesso! Desde logo porque o tempo ajudou e esteve uma esplêndida tarde de sol, sendo que de manhã o tempo esteve invernoso e mal acabou a festa a chuva regressou em força.A gincana, com 11 participações, foi vivida com muita emoção tendo-se realçado a participação da Carla Bártolo, com Ripado, (1.º lugar), Leandro com Cigano (2.º Lugar) e Paula Menas Moreira com Que-Guapo (3.º Lugar).

Ditoso, montado por Rute Sá Lopes, mostrou toda a sua elegância e que, apesar da idade, ainda está aí para mostrar o que vale. José Floriano, com Rupim, teve várias penalizações, o que impediu um lugar no pódio, mas que o próprio reconheceu ter-se devido a falta de treino prometendo retomar, em breve, a equitação!
Os presentes foram unânimes em reconhecer em Alcácer um grande potencial e a grande promessa para a próxima gincana!

Seguiu-se um espectáculo de sabor Flamenco e Equestre em que a primeira coreografia foi executada por Rute Sá Lopes e Gilberto Filipe (montando Ripado) e que foi extraordinária pela qualidade técnica da bailarina e cavaleiro, bem como pela envolvente criada pelo espectáculo ao ar livre!

A festa continuou com um animadíssimo lanche ajantarado que só terminou quando a noite começou a cair!

Todos os associados que ajudaram na organziação deste evento estão sem dúvida de parabéns e para eles um muito, muito obrigado!

domingo, 26 de abril de 2009

FESTA CAMPERA - ADIADA PARA 10 MAIO

Caros Associados e Amigos, a 1ª Festa Campera da Associação Tempo Equestre foi adiada devido às previsões de mau tempo. A nova data da Festa será 10 de Maio, altura na qual esperamos condições metereológicas mais primaveris. A ATE reforça o convite a todos os Associados e amigos para que juntem num evento que contamos ser de grande alegria e boa disposição!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

CDN 18 e 19 Abril - Academia Dressage Portugal


Nos próximos dias 18 e 19 de Abril, terá lugar um concurso CDN na Academia Dressage de Portugal na Arruda dos Vinhos. A ATE recomenda uma visita a este centro hípico cujas instalações têm condições para receber provas ao mais alto nível internacional e que cujo objectivo se centra na evolução e crescimento da disciplina da "dressage" em Portugal.

segunda-feira, 30 de março de 2009

FESTA CAMPERA - 26 ABRIL - MONTE DA LUA


Passeio da Primavera

No próximo Domingo, dia 5 de Abril de 2009, decorrerá o já habitual "Passeio da Primavera", em Benavente, cuja organização está a cargo do Arquitecto João Pedro Magalhães Silva.
A concentração de equipagens e cavaleiros ocorrerá pelas 10:30 horas no Campo da Picaria, junto ao Largo do Calvário, Benavente, e o passeio terá início às 11:00 horas com uma duração esperada de 1:30 horas.

Seguir-se-á um almoço convívio, ao qual, na edição de 2007, vários associados da ATE marcaram presença e
realçaram o alegre convívio de todos os presentes!

Às 15:00 horas dar-se-á início ao DERBY DE ATRELAGEM o qual, pela primeira vez, está integrado no Campeonato Nacional de Derbies de 2009. As inscrições para o passeio e para o Derby deverão ser efectuadas para o Arq. João Pedro Magalhães Silva (96 509 80 14) e as inscrições para o almoço para os seguintes números 91 669 52 00 / 91 461 12 66.

A ATE recomenda a participação no passeio ou no Derby do "Passeio da Primavera" ou uma mera visita a Benavente, ao Campo da Picaria no próximo Domingo, dia 5 de Abril

Note-se que a organização deste evento está a cargo de um Associado Honorário da ATE que desde o primeiro momento acarinhou e incentivou o projecto da ATE.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Campeonato Regional Equitação de Trabalho



No próximo dia 28 de Março terá lugar na Barroca d'Alva a primeira etapa do Campeonato Regional de Equitação de Trabalho (zona de Setúbal). A segunda e terceira etapa desta prova terão lugar a 11 de Abril e 16 de Maio. A ATE recomenda a todos os Associados que assistam a esta prova, já que a modalidade de Equitação de Trabalho tem trazido grande prestígio a Portugal em competição com outros países e é um grande cartão de visita ao cavalo Lusitano. Para mais informações sobre a Equitação de trabalho consulte http://www.fep.pt/Disciplinas/trabalho.asp.

Estágio Equitação com Eng.º Bento Castelhano


Conforme anunciado anteriormente, 21 e 22 de Março decorreu na Quinta do cavaleiro Gilberto Filipe, na Fonte da Senhora, Alcochete, um estágio com o cavaleiro Bento Castelhano. O estágio, com aulas individuais de 30 minutos cada, privilegiou uma avaliação e análise individual de cada conjunto amazona/cavaleiro e respectivo cavalo e a proposta de exercícios de melhoria e aperfeiçoamento.

No rescaldo das aulas, todos os alunos saíram satisfeitos e cheios de garra para trabalhar usando as indicações sábias e úteis que trouxeram de cada aula. Um grande fim-de-semana de aprendizagem que dará concerteza os seus frutos.
A ATE deixa também uma palavra de enaltecimento ao cavaleiro Gilberto Filipe, que organizou o estágio e cedeu as suas instalações para a realização do mesmo, dando assim possibilidade a alguns cavaleiros e respectivas montadas de uma aprendizagem privilegiada dentro sua zona de residência.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Curso Introdução à Anatomia Equina


Conforme anteriormente anunciado, decorreu no passado, Domingo dia 1 de Março, no Picadeiro Quinta da Horta, Alcochete, o curso "Introdução à Anatomia Equina", leccionado pela Desireé Oliveira. Este curso foi uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre a estrutura óssea, tendões, ligamentos, massa muscular e bio-mecânica equinea. A Desireé conseguiu cativar a atenção de todos os presentes do primeiro ao último minuto e esclareceu, de forma clara e simples, as dúvidas e incertezas apresentadas, tão variadas como vantagens, ou não, do uso de ligaduras, tipo de sela/selim para cada cavalo, efeito na coluna vertebral do cavalo de se sobrecarregar o peso do cavaleiro/amazona no estribo para montar... Dado o interesse demonstrado pelos participantes neste curso, a ATE gostaria de saber quais dos seus associados gostariam de se inscrever numa futura edição.

Caso esteja interessando, contacte-nos através do e-mail tempoequestre@gmail.com.

AGENDA EQUESTRE 2009




OBJECTO DA ATE


ACTIVIDADES ATE 2009



ATE NA IMPRENSA


LINKS - ATE RECOMENDA

A Associação Tempo Equestre recomenda que visitem:

Federação Equestre Portuguesa
http://www.fep.pt/

APSL (Associação Puro Sangue Lusitano)
http://www.cavalo-lusitano.com/

Feira Nacional do Cavalo
http://www.horsefairlusitano.org/

Escola Portuguesa de Arte Equestre
http://cavalonet.com/epae/

Real Escuela Andaluza del Arte Equestre
http://www.realescuela.org/

Spanish Riding School (Escola de Viena)
http://www.srs.at/

Cadre Noir de Saumur
http://www.cadrenoir.fr/

Federação Equestre Internacional
http://www.fei.org/Pages/Default.aspx

Equisport
http://www.equisport.pt/

Cavalonet
http://www.cavalonet.com/pt/

FICHA INSCRIÇÃO ASSOCIADO




ESTATUTOS ATE

Estatutos da Associação Tempo Equestre

1 Fim
A Associação Tempo Equestre, adiante designada por “ATE”, é uma associação independente, sem fins lucrativos e durará por tempo indeterminado.
2 Sede
A ATE tem a sua sede na Rua da Escola Secundária, 230, 3.º Esquerdo, freguesia e concelho de Alcochete.
3 Objecto
A ATE tem como principal objecto:
(i) Promover a divulgação nacional e internacional das raças Puro Sangue Lusitano, Cruzado Português e Cavalo Português de Desporto;
(ii) Promover a preservação do património genético das raças Puro Sangue Lusitano, Cruzado Português e Cavalo Português de Desporto, bem como da constante actualização dos respectivos stud-books;
(iii) Promover a formação e ensino da equitação com especial relevância para a equitação clássica Portuguesa e ensino, quer a nível de cavaleiros e amazonas quer ao nível do ensino dos cavalos;
(iv) Contribuir para o desenvolvimento das práticas equestres a nível desportivo de competição, amador e de lazer;
(v) Contribuir para o desenvolvimento e promoção de actividades e eventos lúdicos para divulgação da equitação;
(vi) Contribuir para a divulgação e preservação das tradições equestres Portugueses, nomeadamente da equitação clássica Portuguesa;
(vii) Contribuir para a preservação e reavivar de tradições culturais Portuguesas cuja componente equestre seja relevante, tais como romarias e feiras, com relevância para as tradições equestres da lezíria Ribatejana, do distrito de Setúbal e dos concelhos de Alcochete e Montijo;
(viii) Contribuir para a protecção das condições de criação de gado equino bem como da sua manutenção e utilização, divulgando e sensibilizando a protecção dos direitos dos animais;
(ix) Dinamizar a troca e partilha de informações entre associações equestres Portuguesas e estrangeiras; e
(x) Promover a prática e formação equestre de crianças, jovens e adultos, assim como o desenvolvimento de actividades que conduzam à adesão e enraizamento da cultura e tradições equestres Portuguesas nas referidas faixas etárias.
4 Dos associados
4.1 Poderão ser associados todos os indivíduos com reconhecido gosto ou interesse pela equitação, pelo cavalo e pelos valores e princípios elencados no objecto da ATE.
4.2 Existirão 3 (três) categorias de associados:
(i) Associados Fundadores;
(ii) Associados Honorários; e,
(iii) Associados Aderentes.
4.3 Serão Associados Fundadores da ATE:
(i) Todos os que intervierem na escritura notarial de constituição da ATE,
(ii) Todos os que como tal forem reconhecidos na primeira Assembleia Geral da ATE, e
(iii) Todos aqueles que forem como tal distinguidos pelo Conselho de Fundadores, sob proposta da Direcção.
4.4 Serão Associados Honorários da ATE todos os que como tal forem distinguidos por deliberação da Assembleia Geral com 2/3 (dois terços) dos votos efectivamente existentes, sob proposta da Direcção ou do Conselho de Fundadores.
4.5 Serão Associados Aderentes todos os indivíduos que cumpram as condições estabelecidas supra no número 4.1 e cuja proposta de adesão seja apresentada por 2 (dois) Associados Fundadores.
4.6 Para a atribuição da categoria de Associado Fundador ou Associado Honorário não é condição necessária que a pessoa em causa seja ou tenha sido Associado Aderente.
5 Dos direitos dos Associados
5.1 São direitos de todos os Associados:
(i) Participar nas Assembleias Gerais e em todas as actividades e iniciativas da ATE;
(ii) Participar lealmente na vida associativa apresentando e discutindo propostas à Direcção e Assembleia Geral e requerer e sugerir o que entender; e,
(iii) Serem mantidos informados de toda a actividade da ATE.
5.2 São direitos dos Associados Fundadores e Associados Aderentes:
(i) Eleger e ser eleito para os órgãos associativos;
(ii) Votar as deliberações que sejam apresentadas na Assembleia Geral.
6 Das obrigações dos Associados
6.1 São obrigações de todos os Associados:
(i) Observar e respeitar as disposições dos Estatutos em vigor, bem como as deliberações da Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fundadores;
(ii) Cooperar nas actividades e eventos da ATE; e,
(iii) Proceder com correcção e urbanidade nas suas relações com os outros Associados.
6.2 São obrigações dos Associados Fundadores e Associados Aderentes:
(i) Exercer com zelo, lealdade e diligência os cargos para que forem eleitos; e,
(ii) Pagar as quotas que forem fixadas.
7 Da perda da qualidade de Associado
São motivos de perda automática e imediata de da qualidade de Associado:
(i) A morte do Associado;
(ii) A demissão apresentada por escrito à Direcção; e,
(iii) A deliberação da Assembleia Geral de expulsão aprovada sob proposta fundamentada de qualquer outro Associado ou órgão da ATE, aprovada por maioria absoluta dos votos efectivamente existentes.
8 Órgãos Sociais
8.1 São órgãos sociais da ATE:
(i) A Direcção;
(ii) A Assembleia Geral;
(iii) O Conselho Fiscal; e,
(iv) O Conselho de Fundadores.
8.2 Os membros da mesa da Assembleia Geral, da Direcção, do Conselho Fiscal e da mesa do Conselho de Fundadores são eleitos para mandatos bienais (de dois anos), por sufrágio directo e secreto pelos Associados com direito a voto em Assembleia Geral.
8.3 O mandato dos membros dos órgãos sociais só termina com a eleição de novos membros mesmo que tal eleição ocorra depois do período de 2 (anos) do mandato para o qual foram eleitos.
9 Da Assembleia Geral
9.1 A Assembleia Geral considera-se legalmente constituída se estiverem presentes, pelo menos, mais de metade dos Associados Fundadores e Associados Aderentes, funcionando meia hora mais tarde com qualquer número de Associados.
9.2 A mesa da Assembleia Geral terá um Presidente, um Vice-presidente e um Secretário.
9.3 O Presidente da Mesa será substituído, na sua falta, pelo Vice-Presidente e este pelo Secretário.
10 Do funcionamento da Assembleia Geral
10.1 A Assembleia Geral reunirá em sessão ordinária 2 (duas) vezes por ano para discussão e aprovação do relatório de actividades e contas de gerência, reunião esta que ocorrerá até ao dia 31 de Março de cada ano, e para discussão e aprovação do plano de actividades o ocorrerá até ao dia 31 de Novembro de cada ano.
10.2 A Assembleia Geral reunirá em sessão extraordinária por iniciativa do Presidente da Mesa, a pedido da Direcção, do Conselho Fiscal ou do Conselho de Fundadores.
10.3 As deliberações da Assembleia Geral são tomadas por maioria simples se outra maioria não estiver estabelecida noutro artigo dos presentes estatutos. Em caso de empate o Presidente da Mesa, ou quem o substituir, tem voto de qualidade.
10.4 As deliberações relativas a revisão estatutária serão tomadas por três quartos dos votos efectivamente existentes.
10.5 Só poderão usar do seu direito de votos os Associados Fundadores e Associados Aderentes com nenhum pagamento de quotas devido em atraso.
10.6 A Convocatória para a Assembleia Geral será feita com a antecedência mínima de 8 (oito) dias, por meio de aviso postal expedido para cada um dos associados indicando-se o dia, hora e local da reunião e a respectiva ordem do dia, sem prejuízo de a Convocatória vir a ser efectuada apenas por via electrónico (mensagem electrónica, vulgo e-mail), quando legalmente tal meio vier a ser admissível.
10.7 Nas Assembleias Gerais cada um dos Associados Aderentes terá direito a um voto e cada um dos Associados Fundadores terá direito a um número de votos resultante da divisão do número global dos direitos de votos dos Associados Fundadores, arredondado à unidade superior, sendo que o número global dos direitos de votos dos Associados Fundadores corresponde ao somatório do total de número de votos dos Associados Aderentes existentes, mais um.
11 Das atribuições da Assembleia Geral
São atribuições da Assembleia Geral:
(i) Aprovar e alterar os presentes estatutos;
(ii) Eleger e exonerar os membros dos corpos sociais;
(iii) Fixar anualmente o montante da jóia e da quota, sob proposta da Direcção;
(iv) Discutir e aprovar o relatório de actividades e contas de gerência e o plano de actividades;
(v) Pronunciar-se sobre assuntos de interesse para os Associados, desde que constem da Ordem de Trabalhos;
(vi) Deliberar sobre a atribuição da categoria de Associado Honorário;
(vii) Deliberar sobre a expulsão de qualquer Associado;
(viii) Deliberar, sobre proposta da Direcção, a alteração da sede da ATE.
12 Da Direcção
12.1 A ATE será gerida por uma Direcção constituída por 3 (três) Associados: um Presidente, um Vice-presidente e um Tesoureiro.
12.2 A Direcção reunirá mensalmente e sempre que o seu Presidente ou a maioria dos seus membros o solicite.
13 Das atribuições da Direcção
Compete à Direcção:
(i) Prosseguir os objectivos para os quais foi criada a ATE;
(ii) Executar as deliberações da Assembleia Geral;
(iii) Administrar os bens da ATE;
(iv) Submeter à Assembleia Geral o relatório de actividades e contas e o plano de actividades, para discussão e aprovação;
(v) Representar a ATE;
(vi) Propor à Assembleia Geral o montante de Jóia e de quota a fixar para o ano seguinte;
(vii) Propor a admissão de Associados Honorários;
(viii) Propor a exoneração de Associados;
(ix) Deliberar sobre a aceitação de donativos, legados, subsídios e patrocínios à ATE;
(x) Estabelecer parecerias com outras entidades;
(xi) Aprovar a adesão de Associados Aderentes;
(xii) Respeitar e seguir as orientações formuladas pelo Conselho de Fundadores.
14 Do Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é constituído por 3 (três) Associados: um Presidente, um Vice-presidente e um Secretário.
15 Das atribuições do Conselho Fiscal
Compete ao Conselho Fiscal:
(i) Dar parecer sobre o relatório de actividades e contas da Direcção;
(ii) Verificar periodicamente a legalidade das despesas efectuadas e a conformidade estatutária dos actos da Direcção.
16 Do Conselho de Fundadores
16.1 O Conselho de Fundadores é composto por todos os Associados Fundadores e reúne ordinariamente 2 (duas) vezes cada ano e extraordinariamente sempre que convocado por um quinto dos seus membros.
16.2 A mesa do Conselho de Fundadores terá um Presidente, um Vice-presidente e um Secretário.
17 Das atribuições do Conselho de Fundadores
Compete ao Conselho de Fundadores:
(i) Constituir-se garante da fidelidade da Associação, na concretização das respectivas actividades, ao espírito e princípios associativos;
(ii) Exercer tarefas de aconselhamento, mediante iniciativa própria ou a solicitação da Direcção;
(iii) Elaborar periodicamente um relatório de natureza estratégica, delineando orientações gerais que, no respectivo entender, correspondam à prossecução e concretização dos princípios fundamentais;
(iv) Integrar qualquer lacuna existente no presente estatuto bem como interpretar e esclarecer qualquer dúvida que se levante relativamente a este documento;
(v) Aprovar a adesão de Associados Fundadores.
18 Do regime financeiro
18.1 O património da ATE é constituído pela universalidade dos seus bens, direitos e obrigações, relativas a coisas corpóreas ou incorpóreas, adquirido a título oneroso ou gratuito.
18.2 Constituem receitas da ATE:
(i) As jóias e quotas pagas pelos Associados;
(ii) Quaisquer subsídios, patrocínios, donativos e/ou legados;
(iii) Quaisquer outras receitas arrecadas no âmbito das actividades e eventos promovidos pela ATE.
18.3 A jóia é devida pela admissão de um novo Associado e é paga uma única vez com o pagamento da primeira quota desse Associado.
18.4 Cada Associado deverá pagar uma quota com início na data da sua admissão à ATE com uma periodicidade mensal e o respectivo pagamento deverá ser feito até ao primeiro dia do mês a que disser respeito.
19 Integração de lacunas e interpretação
O Conselho de Fundadores procederá à integração de lacunas resultantes do presente estatuto bem como esclarecerá e interpretará as disposições constantes neste documento.

ÓRGÃOS SOCIAIS